Basicamente, quer-me parecer que se está a chegar à conclusão que não é pelo simples facto de se ter uma determinada quantia de dinheiro que se está habilitado a gerir uma MARCA viva como é um clube de futebol. Uma MARCA que vive de paixões de milhares de fãs.
Não chega reunir um determinado conjunto de jogadores capazes de virtualmente vir a conseguir determinado feito desportivo. É preciso construir uma imagem, alimentar um culto, ouvir o povo e ser capaz de conjugar os interesses destes com os institucionais.
É um excelente exemplo que vem de Inglaterra, mostra a capacidade de olhar para o fenómeno e de procurar antecipar problemas graves, muito graves, que poderiam vir a ser o colapso de um fenómeno.
Seria extremamente útil, sensato e racional, que os nossos dirigentes governamentais e desportivos (clubes e federações/ligas) percebam este problema e evitem desde já que o caminho em Portugal seja o mesmo. Mesmo depois de termos entrado nas SAD de uma forma progressiva e (parece-me que) sensata, temo que teime-mos em fazer o mesmo ciclo que o da Premier Legue e dos seus clubes, mesmo depois de se ter a oportunidade de observar e aprender com o seu exemplo e experiência bem mais rica que a nossa em termos de profissionalismo no desporto.
Ainda para mais porque em Portugal, pelos exemplos que temos, dificilmente conseguiremos ter a mesma capacidade de introspecção. A bem da MARCA Futebol, observem-se os exemplos que vêm de fora.
O seu a seu dono! É o povo que consome a MARCA, as camisolas de marca referentes à MARCA, os cachecóis, as bebidas nas roulotes, as bifanas, os couratos, os rádios chineses que funcionam apenas durante 90 minutos. Quanto vale tudo isto? e ainda nem entramos no estádio!
O seu a seu dono! Antes que seja tarde demais.
P.S.: Pergunta retórica: "No planeta futebol, português, já alguém avaliou o impacto financeiro nos clubes, cidades, comercio, etc entre os jogos serem ao sábado e domingo à tarde ao invés de todos à noite à segunda e sexta-feira? - quer-me a mim parecer que iriam ter agradáveis surpresas!"