terça-feira, 2 de março de 2010

Real Madrid gera mais de 400 M€

Segundo o "Record" citando a "Deloite", o Real Madrid gerou no ano passado receitas avaliadas em mais de 400M€.


Ainda segundo a lista publicada neste jornal, não parece nenhum clube português entre os 20 primeiros da Europa.


Curiosamente, entre as 20 primeiras conta-se ainda com Newcastle, agora na 2ª divisão Inglesa. E outros clubes com pouca expressão a nível de competições europeias.


Seria bom, que se promovessem estes exemplos como Case Studies, adaptados à nossa realidade, de forma a potenciar as capacidades tangíveis e intangíveis dos nossos clubes (não apenas do futebol). Temos um Futebol Clube do Porto com um historial desportivo recente com enorme potencial, um Sport Lisboa e Benfica com uma massa humana enorme e espalhada pelo mundo inteiro e um Sporting Clube de Portugal eclético (não tanto quanto já foi) capaz de chegar a diversos targets.


É preciso imaginação, concentração e foco direccionado, no entanto penso que o potencial em Portugal é enorme, face à cota de mercado já explorada.


No entanto, o problema maior não está no marketing e no merchandising e/ou publicidade, mas sim na comunicação e na criação de condições para alimentar esta "fome" pelo consumo de uma marca desportiva: a paixão, a interacção, a experiência e os resultados.

1 comments:

  1. Os comentários nos blogues são como os strokes...incentivam e nivelam! Força amigo e continuação de um excelente trabalho!

    rl

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...