Se os estudantes de marketing não sabem, como vão os nossos dirigentes desportivos saber e compreender a sua importância.
Branding, não é, nem deverá ser uma ferramenta dos grandes (cubes, empresas, instituições). Branding deverá ser uma ferramenta de todos, cada vez mais necessária e importante à sobrevivência de grandes e pequenos.
Só assim se garante coerência, independência e identidade.
O tema "Branding" permite um sem número de abordagens, hoje desenvolvo uma ideia macro de branding, mas que certamente criaria uma onde de choque até no mais micro subsistema.
Em tempos a BBDO Portugal, provocou-nos, com ironia, audácia e até algum exagero, a nos identificarmos como Portugueses. Seria um bom inicio para este pais e um bom exemplo para os que nele residem. Veja:
A provocação resultou em parte e o governo encomendou isto:
Uma campanha interessante, virada essencialmente para o exterior, interessada em promover o consumo de Portugal no estrangeiro.
Pergunto: "E o Povo, pá?"
Um simples PowerPoint, estimula-nos, dá-nos ganas de mudar, de mostrar que somos diferentes, de querer ser diferente... uma campanha de milhões de euros faz-nos bonitos, interessantes e vendáveis (pelo menos em teoria)
Um simples PowerPoint mexe com a identidade e ambição dos nossos porteiros e empregadas domésticas... uma campanha de milhões de euros mostra aos nossos porteiros e empregadas domésticas que não o deixarão de ser internamente, mas que para o exterior serão uma coisa completamente diferente.
Sugiro uma reflexão: que durante esta "crise" se promova uma campanha de estimulação da identidade nacional, da força nacional, e da capacidade individual de TODOS nós de contribuir para essa identidade e força.
Portugal: Brand your self!
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