domingo, 20 de junho de 2010

Branding - Se eles não sabem....

Se os estudantes de marketing não sabem, como vão os nossos dirigentes desportivos saber e compreender a sua importância.




Branding, não é, nem deverá ser uma ferramenta dos grandes (cubes, empresas, instituições). Branding deverá ser uma ferramenta de todos, cada vez mais necessária e importante à sobrevivência de grandes e pequenos.

Só assim se garante coerência, independência e identidade.

O tema "Branding" permite um sem número de abordagens, hoje desenvolvo uma ideia macro de branding, mas que certamente criaria uma onde de choque até no mais micro subsistema.

Em tempos a BBDO Portugal, provocou-nos, com ironia, audácia e até algum exagero, a nos identificarmos como Portugueses. Seria um bom inicio para este pais e um bom exemplo para os que nele residem. Veja:



A provocação resultou em parte e o governo encomendou isto:

Uma campanha interessante, virada essencialmente para o exterior, interessada em promover o consumo de Portugal no estrangeiro.

Pergunto: "E o Povo, pá?"

Um simples PowerPoint, estimula-nos, dá-nos ganas de mudar, de mostrar que somos diferentes, de querer ser diferente... uma campanha de milhões de euros faz-nos bonitos, interessantes e vendáveis (pelo menos em teoria)

Um simples PowerPoint mexe com a identidade e ambição dos nossos porteiros e empregadas domésticas... uma campanha de milhões de euros mostra aos nossos porteiros e empregadas domésticas que não o deixarão de ser internamente, mas que para o exterior serão uma coisa completamente diferente.

Sugiro uma reflexão: que durante esta "crise" se promova uma campanha de estimulação da identidade nacional, da força nacional, e da capacidade individual de TODOS nós de contribuir para essa identidade e força.

Portugal: Brand your self!

0 comments:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...