terça-feira, 22 de junho de 2010

França

Lembro-me que a propósito do Campeonato do Mundo de 1998, organizado pela França, a respectiva Federação Francesa de Futebol, mobilizou-se desde a data do anúncio público que a sua candidatura tinha saído vencedora (eu diria que sabia de ante-mão, mas isso seriam outros quinhentos) para que pudesse em casa, lutar pelo titulo de campeã do mundo.

Estruturou-se, organizou-se, mobilizou a sociedade e a opinião pública em torno de um objectivo, organizar bem a Competição e vencê-la. O que conseguiu! Pelo menos o segundo objectivo foi objectivamente (passe o pleonasmo) conseguido, o primeiro é uma questão de análise e discussão, mas que acredito que tenha sido conseguido também.

Podemos discutir a forma como desportivamente conseguiu esse campeonato, mas o que é certo é que conseguiu mesmo.

E à conta dessa mobilização, conseguiu nos anos consequentes obter bons resultados nas competições UEFA e FIFA. Ou seja, houve trabalho, e esse trabalho deu frutos, construindo-se uma marca forte. E eram reconhecidos por isso mesmo, por terem trabalhado para alcançar os objectivos a que se propunham e terem conseguido. Ao contrário de um Brasil, Argentina, ou até mesmo Itália cujas selecções são fruto de geração espontânea.

No entanto, todo um trabalho de anos (embora nem sempre pacíficos, ressalve-se), desmoronou-se numa fase de qualificação altamente polémica e numa fase de grupos desastrosa, com incidentes de toda a ordem e que começaram ainda antes de a competição ter inicio, com a sociedade civil criticar a federação e a selecção por estarem no hotel mais luxuoso e caro de entre todas as selecções presentes na África do Sul, quando em França se pede contenção à população.

Pergunta: o que mudou?
Parece-me que claramente faltou gestão. Especialmente gestão de Recursos Humanos e de Comunicação e na generalidade a Gestão de Marca.

A Marca que havia sido pensada, criada e concretizada e que caiu agora por terra. Os patrocinadores já começaram a retirar o seu apoio... o que virá a seguir?

1 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...