quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Rendimento vs. Pagamento

LeBron James aquando do seu regresso a Cleveland, agora ao serviço dos Miami Heat foi vitima de manifestações de desagrado por parte dos adeptos dos Cavs, em virtude da sua saída para Miami. Os adeptos consideram a sua então estrela da companhia, ingrata e traidora. Situação reforçada publicamente pelo dono dos Cleveland Cavaliers.

Agora a Forbes.com publicou a lista dos 10 jogadores mais mal pagos em função do rendimento que deram à respectiva equipa. LeBron James, apesar dos 15.8 M$, encabeça essa mesma lista, tendo gerando 46.5 M$ de retorno para o clube, o que se traduz no lucro liquido de 30.7 M$, mesmo depois de ter pago o seu ordenado anual.

Isto é apenas mais um caso de que muitas vezes os dirigentes/donos, não consideram o factor Rendimento vs Pagamento. Claramente, nesta situação, a ingratidão está do lado da acusação, que assim se tenta livrar dos seus erros de gestão.

Poderia aqui relembrar casos semelhantes noutros desportos, no entanto parece-me importante reafirmar que o futebol português está recheado desses casos. (exemplo último: Moutinho - FCP vs SCP). Sendo que as direcções procuram sacudir a água do seu capote, se desresponsabilizando, e aproveitando a emoção clubística dos adeptos e associados para publicamente procurar virar o ónus da culpa.

Podem perder mais valias desportivas (jogadores), podem perder mais valias financeiras (retorno produzido por estes) e pode infligir perdas significativas no valor da MARCA (potencial de investimento e reconhecimento). Mas há duas coisas que não se procuram reconhecer: o valor dos outros e o reconhecimento do erro próprio.

0 comments:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...