sábado, 23 de outubro de 2010

Péle: O único rei universal!

Faz hoje 70 anos, Edson Arantes do Nascimento, que ficará conhecido para a História Universal como o Rei Pelé.

Pelé é o primeiro grande responsável, pela dimensão verdadeiramente universal que o Futebol conseguiu alcançar a partir dos anos 50 e até ao dia de hoje. Alguns lhe seguiram, alimentando essa universalidade. Mas nenhum foi tão consensual.

Marcou 1281 golos em toda a sua carreira e ao milésimo, o jogo foi interrompido literalmente por uma multidão de jornalistas que quiseram eternizar este momento único do rei.

Quando se despediu do Santos, humildemente ajoelhou-se e agradeceu o que o futebol e os fãs lhe deram. Mais uma vez o jogo teve de ser interrompido para ser prestada homenagem ao Rei, tendo sido substituído para a ovação, e sido o próprio árbitro o primeiro a aplaudir o Homem que marcou o futebol.

Pelé tornou-se
por mérito e não por imposição o rei da nação futebolística, com alguns príncipes virtuosos em seu redor, mas nenhum com as características humanas de Pelé.

Tornou-se Rei Universal, e MARCA Universal, Pelé é Futebol! Quando se pensa em Pelé, pensa-se em Futebol em toda a sua essência mais pura.

Pelé não é glamour, moda, representação de marcas. Não é sexo, drogas, escândalos!

Pelé são golos, técnica, equipa, vitórias, alegrias, festejos, multidões eufóricas e vibrantes. É emoção, é o prazer de jogar e ver jogar.

Até o excêntrico Andy Warhol afimou que "todos têm 15 minutos de fama, Pelé terá 15 séculos". Pelé será para sempre Futebol e Futebol, Pelé.

Long live que King!

2 comments:

  1. Desculpa...mas para mim, o melhor ainda foi o Maradona. Que embora tenha jogado há 20/30 anos...já se defendia e ele jogou em Itália. Não jogou no Brasil onde a tactica era 1 gr e 10 avançados :)

    ResponderEliminar
  2. Hehehehe. Eu também não disse que foi o melhor. Disse que é o único que significa apenas futebol. E que é o mais consensual, pois gosta-se do Pelé sempre, apesar de se poder achar outros melhores, muito melhores, ou de outro planeta.

    Enquanto MARCA, o Pelé é consistente, é qualidade, segurança, é consumível por todos.

    O Maradona, é o risco, o limite, a polémica... resulta em determinados momentos. Uns gostam, outros amam, há quem não goste e ainda os que detestam.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...