sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A relação MARCA-Mito





Um produto, pessoa, instituição, que pretenda ter/ser uma MARCA carece identidade, precisa criar relações afectivas com quem as consome e também com quem potencialmente as ambiciona (sonha) consumir -situação que faz crescer o "buzz" em volta de um nome, de um conceito, de uma MARCA-

Depois é preciso cuidá-la, mimá-la, e alimentá-la.

E esse alimento passa muitas vezes pela criação de Mitos em torno dessa MARCA (consciente ou inconscientemente). Situações que ninguém sabe o quão são reais, que alimentam a discussão em torno da sua veracidade, discussão que hoje em dia é difundida rapidamente por biliões de pessoas em escassos segundo. Duvida, questão, discussão que aumentam ainda mais o tão desejado "buzz mouth to mouth", que aumentam a visibilidade da MARCA, que a fazem ser desejada.

E o desporto está em condição pervigiliada para a criação desses Mitos. Está recheado de heróis, de anti-heróis, de feitos e fracassos mediáticos, de feitos e fracassos duvidosos; de esforço, de sangue, suor e lágrimas, mas simultâneamente de sorte, de sorrisos, gargalhadas e acasos inexplicáveis - um conjunto de ingredientes únicos para a criação de Mitos.

Pena que muitas vezes esses Mitos não sejam aproveitados em causa própria, para se promover, para crescer. Mas as grandes MARCAS, já se aperceberam do seu potencial e estão constantemente à espreita para se associar a um desses mitos, que irá alimentar a sua MARCA. Que a vai mimar, que a vai fazer crescer e se fazer notar.

Este filme é mais um exemplo de alimento para uma MARCA.
- Quantas pessoas já o viram no Youtube?: Seis milhões e trezentas mil
- Quantos comentários?: 5400
(isto apenas para este filme, pois há outros tantos paralelos sobre o mesmo assunto)

Federer alimenta a sua MARCA pessoal, alimenta a MARCA ténis e alimenta ainda todas as MARCAS suas patrocinadoras.

Federer criou um Mito que irá por muito tempo correr diversos fóruns e que será igualmente retido na memória de muitos potenciais consumidores por muito tempo. Mesmo que algum dia se saiba se é real ou ficção, haverá sempre alguém que ache que poderá não ser bem assim, que há qualquer coisa que está a falhar e que, sem querer, recomeça um novo ciclo de "buzz" em volta de uma ou mais MARCAS.

Se pensarmos que alguns dias depois fez isto no US Open:



Imagine-se o que um só homem alimentou um Mito e várias MARCAS, em pouco mais de quinze dias.

0 comments:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...