quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Onde começa a gestão MARCA desportiva?

foto: abola.pt
Os resultados ao questionário que foi deixado no "Desporto que MARCA", um terço dos inquiridos refere a Equipa de Gestão como o o factor decisivo para a gestão da MARCA Desportiva. 27% o Corpo Técnico e a Imagem Global, obteve 18% das respostas.

Em relação à imagem global, não posso concordar, entendo que esta é o resultado da gestão de todos os outros factores que condicionam a MARCA, quer seja a imagem pretendida, quer seja a imagem entendida.

Apesar de compreender a opção pela Equipa de Gestão, acredito que como acto de gestão, que a escolha da Equipa Técnica é efectivamente o ponto fulcral do inicio da gestão da marca. Porquê?

Porque é esta equipa que irá, no caso do desporto, no dia a dia pôr em prática o ideal dos clubes/serviço, a sua visão e a missão. Que o irá defender, junto dos clientes, atletas seja de formação ou de competição. É essa equipa a responsável por passar o ADN do clube/serviço ao longo do tempo. É igualmente essa equipa que mais facilmente tomará o pulso à imagem que é entendida e que levará o feedback para o cerne da gestão.

Poderão haver equipas a tratar da imagem, outras da comunicação, do CRM, outras ainda da parte financeira, etc... no entanto nenhuma delas terá o efeito desejado se a equipa técnica não colocar em prática a essência do clube/serviço, se a equipa técnica não viver, respirar visão, missão e valores.

Concordam?

Acredito que, inclusivamente, poderá ser a equipa técnica o maior motor de desenvolvimento e da MARCA (positiva ou negativamente) ou mesmo da sua transformação (mutação). Existem ainda MARCAS que nascem espontaneamente através da repetição no tempo de um conjunto de comportamentos de uma determinada equipa técnica, que sem qualquer predeterminação, faz nascer uma MARCA, onde outrora apenas havia um clube/serviço desportivo errante, desprovido de valor emocional. Tratar-se-á de uma questão natural. Ao passo que um estudo de MARCA e plano de acção aplicado a esse mesmo clube/serviço será sempre uma intervenção artificial, que poderá ser receitada por vários motivos, aceite mas não ter resultados ou simplesmente ser desadequada do meio envolvente.

Resumindo, apesar de toda a estratégia que possa (e deva) haver na gestão da MARCA desportiva, o primeiro acto de gestão dessa mesma MARCA deverá ser a escolha da equipa técnica adequada à concepção teórica em volta da MARCA

Têm experiências diferentes?

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