segunda-feira, 3 de maio de 2010

Desporto: Futebol, Campeões ou Desgraça!

Em Portugal, para que se possam abrir telejornais com noticias desportivas é necessário um de  três requisitos:

 

1. Tratar-se de uma noticia futebolística;

2. Tratar-se da conquista de uma qualquer medalha;

3. Tratar-se de uma desgraça acontecida em um qualquer evento desportivo.

 

Como é obvio por vezes acontecem algumas, raras, excepções.

 

Pode-se compreender que o Futebol seja o desporto nacional, pelas massas que move, e que por isso mesmo possa disputar honras de abertura de noticiários com o PEC, por exemplo, e seguramente com maior audiência.

 

No entanto qual a marca que esta noticia deixa no tempo e no sistema desportivo português? Ínfima ou nenhuma, diria eu!

 

Quando algum dos nossos atletas se destaca dos demais e vence ou consegue um lugar no pódio, também ai o desporto aparece nos telejornais, normalmente com a chegada ao aeroporto dos atletas e a consagração familiar. Consequências: a fugaz referência a uma modalidade, centralizando-se a noticia essencialmente na pessoa.

 

A outra forma de ser abertura de noticiário é ter ocorrido alguma desgraça em um qualquer evento desportivo organizado em Portugal.

 

Qual a marca que esta noticia deixa: negativa, pura e tão simplesmente negativa.

 

Por exemplo: o Porto x Benfica deste fim-de-semana ocupou cabeçalhos e inícios de telejornais, pelas melhores e pelas piores razões, consequências? possivelmente poucas ou nenhumas. Hoje, segunda-feira, já se começa a esquecer o assunto.

 

No lado contrário, a Rampa da Falperra, prova automobilística que se realiza em Braga e que vai na 31ª edição foi noticia pelo facto de um despediste ter provocado ferimentos em alguns espectadores, possivelmente mal colocados, logo no primeiro dia. Depois disso, nem mais uma noticia.

 

Consequência: imagem negativa da prova, e do automobilismo nacional. Apenas se ressalvou a noticia negativa que aconteceu durante três dias de evento, quando ao que parece o mesmo terá sido um sucesso.

 

O Desporto não é Futebol, Campeões ou Desgraças. Há muito mais noticias no desporto. Noticias que podiam fazer algo pelo nosso sistema desportivo, que podiam contribuir para o desenvolvimento e credibilização da marca Desporto em Portugal.

0 comments:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...