terça-feira, 14 de junho de 2011

Mais do que um jogo: uma MARCA!

 Mais do que um desporto, um jogo ou um campeonato, a NBA eleva-os ao estatuto de MARCA.

A NBA cria valor para o seu produto, gera emoção na sua promoção, desejo de pretensa, desejo de testemunho. Cria necessidade de consumo...

O produto não passa de um simples jogo de basquetebol, inventado há mais de 100 anos, mas a NBA reinventa-o todos os dias e "nós" gostamos disso, e queremos isso, e pedimos mais disso, ainda que o jogo continue a ser o mesmo de há 100 anos atrás.

A NBA investe e tem retorno. Mais do que uma associação nacional que organiza um campeonato, é uma MARCA gigante, que vai de encontro às necessidades dos seus seguidores que retribui tudo o que lhe é dado.

Investe e tem retorno, investe e tem retorno, investe e tem retorno.... seria interessante que outras competições ainda que de dimensões e modalidades diferentes fizessem o mesmo: investir para ter retorno.

Porque este retorno, mais do que financeiro, é um retorno emocional, de fidelização que será sempre intangível, mas que criará uma enorme almofada de sustentação para a MARCA.

Poderão outros estar a pensar que não precisam ou não precisaram investir para ter retorno monetário (lembro-me só por acaso da LPFP - Liga Portuguesa de Futebol Profissional), que baseiam o investimento em transmissões televisivas puras e duras. Dá dinheiro, mas isso não chegará a médio/longo prazo.

Há que investir na MARCA, seja de um pequeno campeonato regional, seja de uma grande competição nacional. Promover os seus intervenientes individuais ou colectivos, criar interesse, criar necessidade de procura de mais informação, gerar necessidade consumo e potenciar o tempo de exposição da MARCA, só assim se conseguirá gerar valor e retorno monetário consolidado.

0 comments:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...