CONSUMIDORES QUE MARCAM

Porque sem consumidores o desporto não faria sentido.

HOMENS QUE MARCAM

Os heróis/heroinas, os idolos, os egos que movimentam amores e ódios, que fazem do desporto um ser vivo.

RESULTADOS QUE MARCAM

As metas, as lutas, as conquistas, as superações e os records que alimentam as motivações individuais e colectivas.

MARCAS

Produtos e serviços que se alimentam do desporto e que por sua vez alimentam o desporto em toda a dimensão. A iconografia que une pessoas de todo o mundo, que comunica simultaneamente em diversas línguas sem dizer uma palavra.

EVENTOS QUE MARCAM

O local, onde homem, consumidor, resultados e marcas se unem, onde a magia acontece.

Bem vindos!

O desporto é competição e lazer, é solidão e multidão, é dor e prazer... São derrotas e vitórias, feitos e falhanços, lágrimas e risos... O desporto MARCA uma vida, várias vidas, A Vida! MARCA, mas é simultâneamente uma MARCA! Aqui procuraremos a pertinência da vertente da MARCA desportiva, da forma como é tratada, imaginada, gerida, idealizada, sentida e entendida. Todas as visões são bem vindas à discussão, deixe comentários, opiniões e/ou sugestões.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O problema da aquisição de um clube.

A grande maioria dos clubes ingleses, vê-se confrontado com dificuldades financeiras, provocadas por aquisições que sofreram recentemente, ou em alguns casos das aquisições consecutivas que são alvo, passando de mão em mão, sem qualquer controlo e rigor.

Volta-se assim a levantar a questão em Inglaterra: deverá ou não haver um maior controlo sobre estas aquisições e sobre os pretendem adquirir um clube.

Miriam Sherlock publicou no site sportbusiness.com a seguinte frase:

“It’s time to introduce a scheme under which individuals or corporate owners have, not only to show a business plan and proof of the funds to deliver it, but also a significant cash bond - a kind of deposit to the League for the right to operate one of its assets, proving that they have cash to hand and providing a fighting fund to be drawn upon if finances go pear-shaped. Let’s not forget one thing. - the people who buy football clubs may become their legal owners but a single club is worthless without all the others. The clubs are enduring brands and their owners simply leaseholders with a duty of care.”

Um artigo muito bom e que volta a relançar a problemática sobre as potencialidades dos Clubes/MARCA e das reais intenções daqueles que os pretendem adquirir/controlar.

Seria interessante que os clubes e aqueles que os controlam percebessem que a base do negócio é um jogo. Jogo esse que é alimentado pelos adeptos que seguem os seus clubes/marcas como uma religião, regidos por factores muito mais irracionais que racionais e como tal intangiveis. E porque não se trata de uma marca de refrigerantes, estou em crer que muitos destesmulti-milionários ainda não perceberam que os fãs do Manchester United, no dia em que o clube falir por má gestão, não passarão a consumir Chelsea, Arsenal, Man. City, simplesmente deixarão de ser consumidores do jogo e como tal termina o negócio.

O Futebol é a face visivel desta problemática. Pergunto eu: porque acabou a Liga Profissional de Basquetebol no nosso pais? – por exemplo.
Antes de alimentar o desporto com milhões, é preciso alimentá-lo com emoções, ligações irracionais e por fim estimular novas experiências.

font: sportbusiness.com

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Este homem MARCA!

“José Mourinho completa hoje oito anos sem derrotas na condição de visitado em provas domésticas. O último e único desaire foi a 23 de Fevereiro de 2002, num FC Porto-Beira-Mar (2-3).” in A Bola on-line
mourinho12
Mais do que treinador, mais do que pertencer ao Chelsea, Inter our Real (será?), José Mourinho é hoje, por si só, uma MARCA no futebol mundial.
Gera milhões de euros e doláres à sua volta e move milhões de pessoas em torno dos seus actos e palavras, uns porque adoram, outros porque o odeiam mas em ambos os casos trata-se uma paixão, que faz com que todos se queiram associar à sua imagem, à sua MARCA.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Desporto Marca

O fenómeno desportivo é sem dúvida algo que MARCA qualquer pessoa. Não terá que ver com o grau de profissionalismo ou amadorismo, mas com a vivência desta fervilhante paixão que em cada um desperta emoções, desejos, sonhos, paixões, desgostos, desilusões, pesadelos.


Todos nós aprendemos algo com o desporto e na grande maioria das vezes, tiramos lições para uma vida inteira.


Quem não se lembra daquele...



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