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foto: sportbusiness.com |
"NBA plans two regular season games in London next year." in sportbusiness.com
A NBA há muito que deixou de ser apenas uma competição, é "A" competição ao nível do basquetebol, é uma MARCA mundial, uma referência para outras competições de todas as modalidades.
Há muito que a NBA procura ir de encontro aos milhões de fãs por todo mundo. Saciando, por iniciativa própria, a sede dos adeptos por informação, utilizando as mais diversas plataformas existentes e muitas vezes um passo à frente. Recordo-me de a Internet estar a dar os primeiros passo, rumo à globalização, onde havia ainda muito tabu e desconfiança, já a NBA a utilizava para alimentar o mundo de noticias, e publicitando vigorosamente essa presença na web 1.0.
Esta auto-iniciativa será certamente uma das fontes do seu sucesso. Querer saber o que os consumidores querem, o que não querem, o que gostam e não gostam, o que pensam ou não sobre a marca NBA, e de forma consciente ir de encontro a essas expectativas, não perdendo a identidade e acima de tudo não deixando que outras fontes externas condicionem essa mesma informação e imagem.
A realização de jogos na Europa será apenas mais uma expressão da abertura da NBA e da sua vontade de satisfazer os milhões de fãs e consumidores de todos os seus subprodutos.
Muito bem visto. Há muito que viram esses pequenos jogos fora dos EUA como uma forma de quase exponencialmente subirem em muito as receitas.
ResponderEliminarCostumava ser sempre o 1.º jogo da época na China. Agora começam também a ir para Londres. Imagina só os custos que não será transportar duas ou quatro equipas, a logística toda, etc. O futebol, mais o Italiano já faz a supertaça também na Ásia, seria interessante ver um comparativo.
http://coachdocoach.blogspot.com/
Sim, enormes despesas? E o retorno? a curto, médio e longo prazo? (mais estes dois últimos)
ResponderEliminarCertamente que não é feito de ânimo leve.
Assim como o futebol italiano, certamente que não será apenas por capricho. Mesmo que o retorno não seja imediato.
Em tempos também levámos a nossa supertaça para o França... mas os meninos acharam que era cansativo e os nossos dirigentes que não valia a pena. Enfim... cansativo deve ser fazer um jogo na costa oeste e passado três dias outro na costa este. Para os nossos dirigentes, basta dizer que nem assim se encheu o estádio de Aveiro...
Já que falamos no nosso futebol... e África? Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, São Tomé... qualquer dia quando quisermos lá entrar, já outros tomaram o nosso lugar... e ai já nem a simpatia nos valerá.
Mas com certeza que alguém estará a tomar conta do caso...
Amigos, na realidade estamos a falar de culturas diferentes e por isso a oportunidade que a NBA percebeu foi muito bem aproveitada.
ResponderEliminarO fenómeno das claques e dos grupos de fãs, no oriente, são muito mais vincados do que aqui no ocidente.
Em boa verdade, o fenómeno que conheço mais de perto é a Coreia do Sul.
Pesquisem alguns vídeos no Youtube com "Yonsei" e testemunhem o que deve ser uma claque ou um grupo de fãs.
São pessoas que vivem o desporto pelo desporto e AMAM o desporto!
Por isso estão dispostas a pagar para assistir a um espectáculo desportivo, enquanto que aqui no nosso país, a assistência nos estádios desce de ano para ano.
É uma questão cultural, é o que vos digo...
Abraço
Horácio Lopes