terça-feira, 10 de agosto de 2010

A gestão de uma competição!


foto: sportbusiness.com

"NBA plans two regular season games in London next year." in sportbusiness.com


A NBA há muito que deixou de ser apenas uma competição, é "A" competição ao nível do basquetebol, é uma MARCA mundial, uma referência para outras competições de todas as modalidades.

Há muito que a NBA procura ir de encontro aos milhões de fãs por todo mundo. Saciando, por iniciativa própria, a sede dos adeptos por informação, utilizando as mais diversas plataformas existentes e muitas vezes um passo à frente. Recordo-me de a Internet estar a dar os primeiros passo, rumo à globalização, onde havia ainda muito tabu e desconfiança, já a NBA a utilizava para alimentar o mundo de noticias, e publicitando vigorosamente essa presença na web 1.0.

Esta auto-iniciativa será certamente uma das fontes do seu sucesso. Querer saber o que os consumidores querem, o que não querem, o que gostam e não gostam, o que pensam ou não sobre a marca NBA, e de forma consciente ir de encontro a essas expectativas, não perdendo a identidade e acima de tudo não deixando que outras fontes externas condicionem essa mesma informação e imagem. 

A realização de jogos na Europa será apenas mais uma expressão da abertura da NBA e da sua vontade de satisfazer os milhões de fãs e consumidores de todos os seus subprodutos.


3 comments:

  1. Muito bem visto. Há muito que viram esses pequenos jogos fora dos EUA como uma forma de quase exponencialmente subirem em muito as receitas.

    Costumava ser sempre o 1.º jogo da época na China. Agora começam também a ir para Londres. Imagina só os custos que não será transportar duas ou quatro equipas, a logística toda, etc. O futebol, mais o Italiano já faz a supertaça também na Ásia, seria interessante ver um comparativo.

    http://coachdocoach.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Sim, enormes despesas? E o retorno? a curto, médio e longo prazo? (mais estes dois últimos)

    Certamente que não é feito de ânimo leve.

    Assim como o futebol italiano, certamente que não será apenas por capricho. Mesmo que o retorno não seja imediato.

    Em tempos também levámos a nossa supertaça para o França... mas os meninos acharam que era cansativo e os nossos dirigentes que não valia a pena. Enfim... cansativo deve ser fazer um jogo na costa oeste e passado três dias outro na costa este. Para os nossos dirigentes, basta dizer que nem assim se encheu o estádio de Aveiro...

    Já que falamos no nosso futebol... e África? Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, São Tomé... qualquer dia quando quisermos lá entrar, já outros tomaram o nosso lugar... e ai já nem a simpatia nos valerá.

    Mas com certeza que alguém estará a tomar conta do caso...

    ResponderEliminar
  3. Amigos, na realidade estamos a falar de culturas diferentes e por isso a oportunidade que a NBA percebeu foi muito bem aproveitada.
    O fenómeno das claques e dos grupos de fãs, no oriente, são muito mais vincados do que aqui no ocidente.
    Em boa verdade, o fenómeno que conheço mais de perto é a Coreia do Sul.
    Pesquisem alguns vídeos no Youtube com "Yonsei" e testemunhem o que deve ser uma claque ou um grupo de fãs.
    São pessoas que vivem o desporto pelo desporto e AMAM o desporto!
    Por isso estão dispostas a pagar para assistir a um espectáculo desportivo, enquanto que aqui no nosso país, a assistência nos estádios desce de ano para ano.
    É uma questão cultural, é o que vos digo...
    Abraço
    Horácio Lopes

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...