CONSUMIDORES QUE MARCAM

Porque sem consumidores o desporto não faria sentido.

HOMENS QUE MARCAM

Os heróis/heroinas, os idolos, os egos que movimentam amores e ódios, que fazem do desporto um ser vivo.

RESULTADOS QUE MARCAM

As metas, as lutas, as conquistas, as superações e os records que alimentam as motivações individuais e colectivas.

MARCAS

Produtos e serviços que se alimentam do desporto e que por sua vez alimentam o desporto em toda a dimensão. A iconografia que une pessoas de todo o mundo, que comunica simultaneamente em diversas línguas sem dizer uma palavra.

EVENTOS QUE MARCAM

O local, onde homem, consumidor, resultados e marcas se unem, onde a magia acontece.

Bem vindos!

O desporto é competição e lazer, é solidão e multidão, é dor e prazer... São derrotas e vitórias, feitos e falhanços, lágrimas e risos... O desporto MARCA uma vida, várias vidas, A Vida! MARCA, mas é simultâneamente uma MARCA! Aqui procuraremos a pertinência da vertente da MARCA desportiva, da forma como é tratada, imaginada, gerida, idealizada, sentida e entendida. Todas as visões são bem vindas à discussão, deixe comentários, opiniões e/ou sugestões.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Exemplar gestão de MARCA

O Jornal Record publicou e aqui se valoriza o feito:
"O Estoril Open foi distinguido com o Prémio de Excelência do ATP World Tour para a temporada de 2010, na categoria de melhor torneio europeu no âmbito do "Marketing & Promoção", informou esta quarta-feira a João Lagos Sports.
A distinção à única prova portuguesa integrada nos circuitos mundiais de ténis teve lugar na última semana, em Monte Carlo, após uma votação entre todos os membros do ATP World Tour (circuito da Associação dos Tenistas Profissionais), incluindo jogadores e diretores de torneios.
A reunião contou, entre outros, com a presença do número três mundial, o sérvio Novak Djokovic, e do CEO Europeu do ATP World Tour, Laurent Delanney, que em 2010 visitou o Complexo de Ténis do Estádio Nacional.
"É com redobrado orgulho e enorme satisfação que recebemos mais este prémio, sem dúvida alguma, o mais valioso de todos os atribuídos pelo ATP World Tour. Tamanho galardão certifica o Estoril Open como o melhor instrumento de marketing e comunicação, e um excelente veículo de promoção do nosso país e das marcas associadas ao mais prestigiado evento desportivo de carácter regular levado a cabo em Portugal há mais de 20 anos", referiu João Lagos, diretor do torneio."
Parabéns!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Rendimento vs. Pagamento

LeBron James aquando do seu regresso a Cleveland, agora ao serviço dos Miami Heat foi vitima de manifestações de desagrado por parte dos adeptos dos Cavs, em virtude da sua saída para Miami. Os adeptos consideram a sua então estrela da companhia, ingrata e traidora. Situação reforçada publicamente pelo dono dos Cleveland Cavaliers.

Agora a Forbes.com publicou a lista dos 10 jogadores mais mal pagos em função do rendimento que deram à respectiva equipa. LeBron James, apesar dos 15.8 M$, encabeça essa mesma lista, tendo gerando 46.5 M$ de retorno para o clube, o que se traduz no lucro liquido de 30.7 M$, mesmo depois de ter pago o seu ordenado anual.

Isto é apenas mais um caso de que muitas vezes os dirigentes/donos, não consideram o factor Rendimento vs Pagamento. Claramente, nesta situação, a ingratidão está do lado da acusação, que assim se tenta livrar dos seus erros de gestão.

Poderia aqui relembrar casos semelhantes noutros desportos, no entanto parece-me importante reafirmar que o futebol português está recheado desses casos. (exemplo último: Moutinho - FCP vs SCP). Sendo que as direcções procuram sacudir a água do seu capote, se desresponsabilizando, e aproveitando a emoção clubística dos adeptos e associados para publicamente procurar virar o ónus da culpa.

Podem perder mais valias desportivas (jogadores), podem perder mais valias financeiras (retorno produzido por estes) e pode infligir perdas significativas no valor da MARCA (potencial de investimento e reconhecimento). Mas há duas coisas que não se procuram reconhecer: o valor dos outros e o reconhecimento do erro próprio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...